Os Gigantes do Nordeste Trekking
Travessia Pico do Itobira ao Pico do Barbado e subida ao Pico do Elefante

Pacote para aventureiros com subida às três maiores elevações da Bahia, sendo Pico do itobira, e caminhada inédita até o Pico do Barbado com subida a maior elevação da Bahia pelas costas. A trilha segue pelas oito maiores montanhas da Bahia com passagem pela Serra da Mesa, caminhada pela Mata dos Frios, subida a Serra Itubira, subida ao Pico do Barbado, subida ao Pico do Elefante, do outro lado do Pico do Elefante os vistantes terão uma vista completa e privilegiada da Chapada de quase 360 graus.

Descrição dos roteiros

Dia 01 - Ponte do Coronel/ Mirante do Camburú/ Cachoeira do Camburú / Ataque ao Cume / Pernoite no Topo - Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, com parada para banho, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú com parada para banho. A caminhada continua e a medida que se aproxima da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, ao chegarmos ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas, vista do Pico do Barbado e toda a cadeia montanhosa próxima. Montaremos o nosso acampamento no topo e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. O pernoite será lá em cima.

Dia 02 - Vale dos Silvanos / Serra da Mesa / Mata dos Frios / Serra Itubira - Os visitantes deverão acordar antes do amanhecer para pegar o nascer do sol, após pegar o nascer do sol, é hora de tomar o café da manha e descer o pico e seguir em direção ao Pico do Barbado, com passagem pela Mata do Silvano, o Vale do Silvano, seguindo em direção a Serra da Mesa, até chegar na Mata dos Frios, com parada para lanche e descanso, seguiremos em direção a Serra Itubira e caminhada até os pés do Pico do Barbado com parada para descanso e montagem do acampamento.

Dia 03 - Ataque ao Pico do Barbado pelas Costas / Forquilha da Serra  - Caminhada até o topo da maior elevação do nordeste com 2.033 metros, do alto do Pico do Barbado os visitantes terão uma completa e privilegiada vista de toda a chapada, em dias claros é possível avistar o Morro do Pai Inácio, o Morro do Castelo no Pati, o Morrão, a Serra da Tromba, a cadeia montanhosa da Serra do Sincorá, o Pico das Almas e o Pico do itobira. Após contemplação no topo descida até um local conhecido como Forquilha da Serra, nesse local será montado o acampamento e pernoite.

Dia 04 - Pico do Elefante / Forquilha da Serra / Cachoeira Quebra Cabgáia / Gerais de Rio de Contas - Subida ao Pico do Elefante, segundo dados não oficiais esse pode ser a segunda maior elevação da Bahia com 1.980 metros, se esse dado se confirmar o Pico das Almas passará para quarto e o Pico do itobira cairá para terceiro. A subida  inicial do Pico do Elefante é muito íngreme e requer cuidados especiais e atenção, após a passagem pela parte inclinada chega a parte semi plana com caminhada até a Cabeça do Elefante, onde o nível de dificuldade se eleva novamente até chegada ao topo. Lá do alto os visitantes terão um complemento da vista que se tem do Pico do Barbado, sendo possível avistar parte da cidade de Rio do Pires, o Morro do Pai Inácio, os gerais de Piatã e Mucugê, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e Parte do Pico do itobira, etc. Chega a hora de descer o Pico do Elefante e volta para a Forquilha da Serra e caminhada até o outro lado da serra onde um carro nos aguardará para nos levar de volta para Rio de Contas com banho na Cachoeira Quebra Cangáia e passagem pelos gerais de Rio de Contas com vista para o Pico do Itobira de um lado e o Pico das Almas por outro lado.