Volta ao Circuito do Ouro - Pacote Exclusivo Rio de Contas Adventure

Um roteiro inédito e exclusivo criado pela Rio de Contas Adventure, em cinco dias com passagem por diversos terrenos e uma grande variação de atrativos com subida aos dois picos mais elevados da Bahia, banho de cachoeiras, belas vistas panorâmicas, e caminhada por uma antiga trilha usada por garimpeiros no período aurífero, passagens por cachoeiras e rios quase que desconhecidos. Nesse pacote de passeios temos de início uma subida ao Pico do Itobira e caminhada até o Pico do Barbado, caminhada da Vila de Catolés até a vila de Arapiranga com passagem pela Cachoeira da Michilania, Rio da Água Suja e o Poço do Melado.

 

Descrição dos roteiros

1° DIA - PONTE DO CORONEL / CACHOEIRA DO CAMBURU / PICO DO ITOBIRA

Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, com banho no local, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú. A medida que vamos nos aproximando da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, e ao chegarmos ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas, vista do Pico do Barbado etc. Montaremos o nosso acampamento no topo e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. Pernoite no topo.

 

2° DIA - LAPA DA MOTUCA / SERRA DO CORVOÃO / GUARDA MOR / CACHOEIRA DO GUARDA MOR / CATOLÉS

Levantaremos bem cedo antes do amanhecer pegarmos o nascer do sol que é imperdível. Após o nscer do sol será a hora de desmontar o acampamento e deixar o Pico do Itobira, desceremos a montanha e seguiremos em direção a caverna Lapa da Motuca, o local já foi usado por garimpeiros e passantes como área de pouso e pernoite. Após passagem pela Motuca seguiremos pelos campos gerais até pegarmos a Serra do Corvão, com uma subida em nível íngreme, ao lado da subida há um riacho e vários montes de cascalhos lavados uma prova ali já foi área de agarimpo. Ao chegarmos no topo da Serra do Corvoão avistaremos uma vasta cadeia de montanhas e o Vale do Guarda Mor. Descida da Serra do Corvoão com muito cuidado, e logo em seguida vem um banho na Cachoeira do Guarda Mor, após o banho seguiremos para a vila de Catolés de cima com pernoite na casa de Dona Maria.

 

3° DIA - PICO DO BARBADO

Após o café, seguiremos rumo ao topo da maior elevação da Bahia o Pico do Barbado, seguiremos de carro até o início da trilha. A trilha inicia em nível alto com subidas íngremes até um local conhecido como Forquilha da Serra, em seguida inicia a subida ao Pico do Barbado, onde os visitantes deverão tomar cuidados para evitarem assim escorregões, a medida que vamos nos aproximando do topo o vento se mostra mais presente, e as subidas ficam mais suaves. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma vista completa da chapada e arredores, sendo possível avistar o Morro do Pai inácio, o Morrão, o Morro do Castelo, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e o Pico do Itobira, etc. Após contemplação chega a hora de descer a montanha e volta par aa casa de Dona Maria e Caminada até a Vila de Catolés onde será o nosso pernoite.

 

4° DIA - CACHOEIRA DA MICHILANIA / RIO DA ÁGUA SUJA / POÇO DO MELADO

Após o café da manha chega a hora de deixar a pitoresca vila de Catolés e seguir rumo a vila de Arapiranga, passando por uma trilha que há muito tempo foi utilizada por garimpeiros, nesse percurso seguiremos por estradas velha e acabadas que se tornam trilhas, até chegarmos a um local conhecido como Riacho Fundo, depois seguiremos rumo a Cachoeira da Michilânia com parada para banho, após o banho a trilha segue até chegarmos no Rio da Água Suja, ao lado do Rio da Água Suja está o Poço do Melado, outro local muito bom para banho. Montagem do acampamento e pernoite no local.

 

5° DIA - POÇO DAS ANDORINHAS / ARAPIRANGA / RIO DE CONTAS

Após o café da manhã e desmanche do acampamento seguiremos em direção ao Poço das Andorinhas com parada para mais um banho nas águas da Serra do Porco Gordo, o local possui vários poços e pequenas cachoeiras com águas claras e convidativas ao banho. Após a passagem pelo Poço das Andorinhas seguiremos rumo ao povoado de Arapiranga com parada para almoço  e depois seguiremos de carro para a cidade de Rio de Contas, com passagem pelo mirante Aeroporto e vista do alto da cidade, a aventura chega ao Fim.